Gestor de Vendas: 5 Dicas que vão Alavancar sua Carreira – Repositor – Distribuição facilitada `
autor(a): Mayara Moraes

Grande parte dos vendedores sonha em se tornar um gestor de vendas, parece fácil ficar atrás do computador, criar metas e fazer reuniões. Porém quando esse desejo se torna realidade, o profissional toma consciência da dimensão dos desafios e responsabilidades que o cargo requer.

Afinal de contas, o gerente de vendas tem que atender diretamente as solicitações da empresa e dos representantes comerciais, liderar uma equipe, atingir metas e ainda encontrar energia para motivar outras pessoas, mesmo que não esteja em um dia bom.

Quer alavancar sua carreira de gestor de vendas e não sabe o que fazer?

Basta continuar a leitura do nosso artigo!

1.Coloque a mão na Massa:

Se você é do tipo de gestor de vendas que só fica dentro da empresa analisando gráficos e não entende o porquê da sua equipe não alcançar as metas, está na hora de mudar de atitude.

Lembre-se que você ensina pelo exemplo, não por palavras.

Vá a campo, visite clientes, questione suas necessidades, só assim você conseguirá trazer um feedback real do mercado para a instituição, além é claro de sua atitude motivar a sua equipe.

Outro ponto positivo dessa ação é que você terá a mesma experiência dos vendedores.

Sentirá as exatas dificuldades que eles passam, isso poderá gerar insights de como facilitar o dia a dia dos profissionais, dessa forma fazer com que eles ganhem tempo e consequentemente aumentem as vendas.  

2.Forme um Time:

Se o seu objetivo é ter sucesso na carreira como gestor de vendas, faça da sua equipe um verdadeiro time, nada de ser o gerente carrancudo.

Certo?

Observe os pontos fortes de cada profissional e o incentive-os a insistir ainda mais naquilo. Alguns têm mais habilidade em trabalhar com clientes pequenos, por exemplo, outros se dão melhor em clientes novos, há ainda os que têm ótimos contatos comerciais. 

O incentivo fará com que os vendedores sintam mais segurança quando estiverem em campo, claro que uma vez ou outra eles terão que sair um pouco do foco, mas é importante que você diga o quanto eles são bons exercendo aquela determinada tarefa.

Ao evidenciar os pontos fortes de cada representante, a própria equipe fará ajustes para que cada um cumpra  seu papel e atinja o melhor nível, isso também diminuirá aquelas famosas rixas, tão comuns entre vendedores.

3.Motive sua Equipe:

Talvez essa dica seja uma das mais difíceis de colocar em prática, mas é bem importante fazê-la para seu sucesso profissional.

Todos nós temos problemas, ou às vezes simplesmente acordamos de mau humor, é algo que acontece com todo mundo. Mas um gestor de vendas tem que ter em mente que a sua energia baixa pode desmotivar todo o time.

Por isso, tenha momentos de lazer, pratique exercícios físicos e se alimente de forma saudável. Sabemos que você já deve estar cansado de ouvir isso, mas esses hábitos farão você se sentir mais animado e estimulado, dessa maneira você passará motivação à equipe.

4.Delegue Tarefas:

Você não precisa abraçar o mundo, vai com calma.

Converse com a sua equipe e distribua as tarefas de modo uniforme, para ninguém ficar sobrecarregado ou sem ter o que fazer. 

Também é importante que você deixe os outros membros do time cientes de seus afazeres, não por que você deva satisfações aos vendedores, mas para eles notarem que se até o líder está trabalhando duro, eles também deverão colocar a mão na massa.

5.Acompanhe a Tecnologia:

Para alavancar sua carreira como gestor de vendas é imprescindível usar a tecnologia a seu favor.

Você pode buscar novos vendedores pelas redes sociais, contatar empresas, fazer parcerias e até disponibilizar um aplicativo para gerenciar os pedidos dos representantes. 

Essa tecnologia é incrível já que cria uma ponte entre a empresa e o vendedor, que terá disponível em seu celular, informações preciosas como o estoque, preço e status dos pedidos, entre outras.

Por outro lado, a empresa recebe o pedido de forma extremamente rápida e organizada o que acelera todo o processo produtivo e melhora consideravelmente o desempenho logístico da mesma. 

E você

Tem alguma dica para gestor de vendas?

Deixe aqui nos comentários?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Você leu sobre

  • gestor
  • representante
  • tarefas
  • tecnologia
  • vendas

Leia também

4 Melhores Dicas para Venda Porta a Porta
4 Melhores Dicas para Venda Porta a Porta
autor: Matteus, desenvolvedor da solução

-Monitore o Nível de Serviço (ANS)
-Forneça Relatórios (KPIs)
Comunique-se constantemente -para obter Feedback

Relacionado a:
appcatálogocontroleexpertpedidoprodutostatus
Como Criar um Catálogo de Produtos Incrível
Como Criar um Catálogo de Produtos Incrível
autor: Matteus, desenvolvedor da solução

Marca carrega uma história, transmite confiança.
Índice facilita a localização.
Ilustrações condizem com a realidade do produto.
Categorias são bem definidas.
Descrições são claras e objetivas, para a cultura do consumidor

Relacionado a:
aplicativocatálogoprodutosvendas
O jeito mais fácil e rápido de Controlar seus Pedidos
O jeito mais fácil e rápido de Controlar seus Pedidos
autor: Matteus, desenvolvedor da solução

Aplicativos como iFood, UberEats e similares oferecem praticidade via tecnologia para o comerciante e o consumidor no processo de pedido de comida, dentro e fora do Brasil. iFood, fundado em 2011, está também no México, na Colômbia e na Argentina. UberEats está presente em ~636 cidades (dados atualizados até setembro/2019). Presenciamos a escalabilidade sem limites […]

Relacionado a:
argentinabrasilcolombiacontrolarcozinharculturaifoodliberdademéxicopedidospráticorepositorsetembrotecnologiauberubereats
APP Repositor é uma produção independente de Matteus Barbosa