Vendas em Atacado Distribuidor com Instagram e WhatsApp – Repositor – Distribuição facilitada `
autor(a): Matteus, desenvolvedor da solução

O vídeo a seguir explica em áudio todo o conteúdo do artigo. Você pode assitir ao vídeo ou ler na íntegra o artigo, como desejar:

O sucesso da dupla Instagram e WhatsApp em vendas tanto por atacado quanto varejo é reconhecido mundialmente. O consumidor já está educado em conhecer produtos e serviços pelo Instagram – ~1 bilhão de usuários ativos – para então fechar uma compra pelo WhatsApp – ~1,5 bilhão de usuários – quando este seguidor se encontra no momento mais adequado da sua jornada de compra. Entretanto, o método está longe de ser o mais eficiente em termos de comércio eletrônico. Entenda por que, a seguir.

Caso da distribuidora fictícia XPTO
Caso da distribuidora fictícia XPTO

O caso da distribuidora XPTO é a descrição mais comum encontrada na rede. A empresa divulga em sua descrição – limitada a 150 caractéres – seus múltiplos números de WhatsApp de acordo com o canal de vendas – classificação teórica dos leads – esperando que este lead vá comprar apenas determinado tipo de produto, sem esperar que ocorra o famoso fenômeno da apresentação de cervejas para os pais que compram fraldas.

No primeiro mês isso é excelente. É possível educar o lead sobre a necessidade dele e sobre como seu produto/serviço pode resolver. Os primeiros dez são atendidos com excelência. O atendente passa o dia no Instagram acompanhando comentários, enquanto atende a dúvidas que chegam também pelo WhatsApp. Os números mostram que os resultados estão satisfatórios.

Fluxo de compra comum com Instagram e WhatsApp
Fluxo de compra comum com Instagram e WhatsApp

No segundo mês a demanda aumenta para cinquenta pedidos. Já não é possível esclarecer todas as dúvidas com a devida atenção e o vendedor não sabe ao certo se aumenta o número de atendentes ou cria um outro número de WhatsApp para um novo canal de vendas. No fim dos dois meses o vendedor trabalhou mais horas por dia para atender a todas as demandas, porém não teve tempo de registrar KPIs importantes para remarketing ou sequer possui uma forma eficiente de divulgar ofertas direcionadas de acordo com interesse do cliente para gerar uma nova venda.

Não há escalabilidade horizontal na dupla de Instagram com WhatsApp. Não há relatórios na dupla de Instagram com Whatsapp. Não há integração com outros sistemas que permitam cadastros, envio de ofertas personalizadas.

Ou seja, o vendedor ainda não sabe da existência de um aplicativo como o APP Repositor, que torna o processo de compra e venda em atacado fluido como realizado em uma loja virtual, com a comodidade de um aplicativo instalado. Um aplicativo moderno – de acordo com definições PWA da Google – como o APP Repositor.

Fluxo de compra com o Repositor
Fluxo de compra com o Repositor

O APP Repositor pode ser programado para compreender as mais complexas regras de negócio para o Atacado Distribuidor. Bebidas, Alimentos, Peças, Roupas, Utensílios.

Distribuidores que operam via consignação também podem ser beneficiados pelo uso do APP Repositor.



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APP Repositor é uma produção independente de Matteus Barbosa